9 passos importantes para quem deseja melhorar a gestão de uma imobiliária

A administração é a melhor forma de fazer o seu negócio funcionar perfeitamente.

Administrar um negócio é uma das tarefas mais difíceis para muitos empresários dos mais diversos ramos de atuação. Para planejar, organizar e orientar todos os setores de uma empresa é preciso ter controle sobre as atividades e sobre as finanças, para que não saia errado no final.

Por isso, quando o assunto está ligado ao ramo imobiliário, muitas pessoas transitam da função de corretor para abrir a sua própria empresa e aí começam as dificuldades de gerenciamento das imobiliárias.

Para conseguir melhores resultados da equipe, é preciso ter um suporte organizado e proativo dentro do escritório. Para você que está buscando melhorar a gestão da sua empresa e alcançar os resultados esperados do seu time de funcionários, separamos 9 dicas passos importantes para atingir as metas. Acompanhe!

1. Planejamento estratégico da gestão

Não importa a área de atuação, toda empresa precisa de uma boa gestão financeira para que o negócio funcione. Quando o ramo é de imobiliárias, isso não é diferente, é preciso fazer um planejamento inicial detalhado das ações para alcançar o sucesso. Mas afinal, você sabe como fazer esse bom planejamento?

Essa fase nada mais é do que traçar as metas e objetivos a serem atingidos em espaços definidos de tempo, com isso, é preciso definir tudo que precisa ser feito para alcançar esses planos. Com isso, são previstos todos os gastos e lucros que esperam ser obtidos neste trajeto de tempo.

O planejamento estratégico define o fluxo financeiro da empresa dentro desse período de tempo visando o lucro e redução dos custos. Essa é a forma mais profissional e lucrativa de se trabalhar, principalmente no ramo imobiliário.

2. Fazendo previsão receitas

Os fatores econômicos geram variações ao longo do período que incidem no mercado imobiliário de forma mais intensa. Por isso, fazer previsões de receita, resultado e desempenho dos funcionários é uma missão um pouco complicada, mas é possível de ser realizada.

Para fazer essa previsão de receitas é importante se basear na experiência dos corretores de imóveis que estão na sua equipe e também manter um capital de giro. É preciso estar atento ao mercado, consultar como foi a variação de preços e os lucros obtidos pelas empresas em períodos anteriores. Não basta somente se basear nos apartamentos à venda do seu portfólio e fazer uma previsão do quanto irá entrar quando os negócios forem fechados. Eles podem demorar mais do que se imagina para terem suas vendas concretizadas, e isso causaria um grande estrago na gestão financeira da sua empresa.

Uma dica fundamental para criar uma visão ampla e geral das receitas da sua empresa é evitar gastos que não estão provisionados e investimentos maiores dos que estão previstos diante das expectativas do período.

3. Gestão dos clientes inadimplentes

Devido a crise econômica que o Brasil está vivendo, a inadimplência é uma realidade para todas as empresas, nos mais variados ramos de atuação. Portanto, esse é um desafio que deve ser encarado com muita organização e planejamento pelas imobiliárias.

As empresas precisam prever em suas receitas a falta de pagamento, por isso devem estar preparadas para viver essa realidade. Para reduzir as margens de clientes com esse problema, algumas ferramentas podem ajudar a empresa:

  • cobranças automáticas por e-mail e SMS;
  • emissão de boletos automáticos;
  • site com área para o locatário para que o boleto em atraso seja atualizado diretamente pelo cliente.

4. Controle de contas

É preciso ter controle sobre as contas a pagar e a receber, com isso você terá todos os meses a visão geral quanto seus rendimentos, gastos e ganhos da empresa, podendo então verificar a eficiência do seu plano estratégico e, se houver, detectar possíveis falhas.

5. Processos automatizados

Você tem um portfólio de casas à venda, mas não tem controle sobre as visitas, sobre os gastos para manter o imóvel ou até mesmo, não tem informações financeiras sobre seu produto. Isso é um problema!

Ter controle sobre todas as áreas da sua empresa é a dica mais valiosa para uma gestão financeira imobiliária eficiente. Por isso, garanta que as tarefas operacionais e rotineiras sejam automatizadas, otimize os recursos humanos e financeiros, e direcione seus esforços para o planejamento estratégico.

6. Fique atento a sua equipe

A sua equipe precisa estar em sintonia com o seu plano de negócios. Se os seus funcionários estão descontentes ou não estão motivados a alcançar os resultados esperados, possivelmente seu negócio pode ir de mau a pior.

Todos os membros da equipe devem estar dispostos a batalhar para fechar negócios, angariar novos clientes e trabalhar em prol da imagem da empresa, trazendo uma boa impressão para os clientes.

7. Use ferramentas digitais

Não deixe que o seu público não te encontre, use as redes sociais para manter um relacionamento saudável com a sua carteira de clientes e prospecte novos consumidores para a sua empresa. Mantenha um site atualizado para a sua imobiliária que permita que os clientes podem resolver todos os problemas de locação, por exemplo, através do meio digital. Esteja atento e responda rápido aos questionamentos!

8. Controle as informações

Não fique por fora de nada que acontece na sua imobiliária. Esteja atento as especulações internas e externas. Boas oportunidades de negócio podem surgir quando você está atento ao mercado. E menos problemas podem acontecer se você está de olho no rendimento e no comportamento da sua equipe!

9. Não misture as coisas

O seu dinheiro não deve estar envolvido com a empresa, todos os possíveis gastos devem se encarados como um empréstimo, senão tudo que entra para a sua imobiliária você acabar usando para as contas pessoais e com isso a sua gestão pode fugir do controle.

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