Comanda Eletrônica uma Novidade Mundial

As principais queixas que são apontadas pelos clientes que frequentam bares e restaurantes, é o mau atendimento, seja por erros na entrega de suas comidas, atrasos em geral, ou um mau comportamento do garçom,;

É claro que se você for a um restaurante que foi muito bem atendido você vai voltar depois , no entanto se você teve uma experiência negativa nesse restaurante 90% dos clientes nunca mais voltam ao local.

Pensando nisso, vamos destacar algumas vantagens da utilização dessa nova ferramenta moderna e que está inovando no atendimento em bares e restaurantes, fazendo dos garçons não apenas um atendente, mas um vendedor de sucesso, automatizando os processos padrões dos restaurantes e aumentando as chances de fidelização de seus clientes, isso chama-se: comanda eletrônica.

O que é comanda eletrônica?

Antes de começarmos a far as vantagens dessa ferramenta de automação, precisamos explicar em que se consiste essa nova modalidade tecnológica no atendimento.

Certamente você já presenciou a seguinte cena: o garçom entrega o cardápio ao cliente e aguarda pelo pedido. Em seguida, ele preenche em uma comanda de papel, levando até a cozinha pessoalmente, ou se desloca até o terminal de atendimento mais próximo para enviar o pedido até a cozinha para o preparo.

Após esse preparo da cozinha, o pedido é servido ao cliente. Ao final do processo de atendimento, ele guarda a comanda em um escaninho para checagem e conferência das movimentações do caixa.

O processo descrito acima já encontra-se ultrapassado, e apesar de demonstrar ser simples, ele pode resultar em inúmeras falhas e prejuízos para seu estabelecimento.

O garçom pode anotar o pedido com letra ilegível, que compromete todo o processo de preparo da cozinha, desde o entendimento até a produção do pedido, podendo gerar o desperdícios de ingredientes, além do atraso na entrega do prato.

Na outra situação, em que o estabelecimento possui um terminal de atendimento, o garçom muitas vezes costuma  ficar de costas para a área de vendas após o envio dos pedidos. Tudo isso pode acarretar a insatisfação e até mesmo a perda do cliente.

A comanda eletrônica veio para reduzir o tempo e as falhas por meio da automação dos processos de atendimento do estabelecimento. O sistema de comanda eletrônica pode ser instalada em dispositivos móveis (tablet ou smartphones) e já está sendo usado em alguns estabelecimentos no país.

Quais as maiores vantagens de aderir à comanda eletrônica?

A grande vantagem de contar com essa tecnologia, é ter vários setores integrados em um único sistema, interligando o caixa, assim como a cozinha e o bar do restaurante.

Isso contribui para uma comunicação mais efetiva entre os setores, reduzindo as possibilidades de falhas no processo de atendimento,  conferindo mais agilidade e organização tanto para o garçom, como para o estabelecimento como um todo.

Ganhe agilidade no atendimento

A integração da comanda eletrônica com o sistema de atendimento para restaurantes, permite que o garçom comande o pedido direto da mesa, evitando o deslocamento. A informação é enviada automaticamente para os setores responsáveis pela produção dos pedidos e registro das operações por meio do sistema, evitando atrasos e perdas de informações.

Dessa forma, o garçom poderá dedicar a atenção para o que mais importa: o atendimento ao cliente, fazendo assim com que suas vendas aumentem, e seus clientes sempre voltem ao seu restaurante ou bar.

 

Rodrigo Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *