Como conseguir seu primeiro trabalho como redator web

Nove entre dez pessoas já pensaram em trabalhar em casa como redator web.

Ganhar dinheiro sendo redator na web pode chamar atenção daqueles que já possuem conhecimento de como escrever bem. Mas não basta ter conhecimento, pois escrever bem não é só questão de nascer com dom, e sim de muita prática e estudo.

Nós do blog “Guia Locais” pensamos em escrever este artigo para mostrar como pessoas totalmente com pouca ou nenhuma experiência em redação podem trabalhar em casa e ganhar dinheiro como redator web.

Vamos te dar ótimas dicas para começar, tirar dúvidas e até conseguir seu primeiro trabalho como freelancer web.

 

O que é preciso para ser um redator web?

Para ser um bom redator freelancer, é preciso saber algumas técnicas de redação, por exemplo, como escrever um artigo otimizado para SEO (Search Engine Optimization).

  • Escrever de acordo com as normas ortográficas atuais;
  • Apresentar ideias coerentes e coesas;
  • Ser objetivo, claro e honesto com seu leitor;
  • Adquirir conhecimento na área em que deseja escrever;
  • Procurar e fazer cursos,  por meio de diversas plataformas que oferecem cursos grátis para marketing de conteúdo;
  • Estudar os valores de mercado.

Evitar distrações

A distração é um dos maiores empecilhos para muitas pessoas que começam a trabalhar na internet. Passar horas e horas no facebook, whatsapp ou assistindo vídeos de gatinhos fofinhos no Youtube com certeza te colocarão cada vez mais longe de alcançar seus objetivos.

Tire um tempo somente para os estudos e lembre-se que, quanto mais conhecimento e mais prática, mais fácil será escrever um bom artigo.

Conheça o Meu Redator

Cadastrar no Meu Redator é uma ótima oportunidade para conseguir seu primeiro freelance e é super fácil de começar.

Acesse o site www.meuredator.com.br e clique em “Enviar Portfólio (redator). Se já tiver um cadastro, basta logar-se, caso contrário, pode clicar em “Não é Cadastrado? Crie sua conta gratuita”. Preencha o formulário de cadastro ou utilize alguma das redes sociais disponíveis para criar o cadastro. Após concluído, você será redirecionado para o painel da sua conta.

Comece preenchendo o que falta no seu perfil, uma foto sua ou sua logo, nome, sobrenome, e-mail, escreva uma apresentação sobre você ou sua empresa (você pode utilizar uma que já tenha pronta), inclua um link para o seu site se tiver um e suas redes sociais, se quiser.

Após ter todas as informações preenchidas, é hora de enviar seu portfólio. Clique em “Enviar portfólio (redator)” e você será redirecionado para a ferramenta de edição de texto, onde deverá preencher o título, tipo de conteúdo e a categoria do texto.

Logo abaixo terá o espaço para escrever, é aqui que você vai colocar uma das suas redações, não é necessário escrever tudo de novo se você já tiver um artigo pronto, você pode copiar e colar. Lembre-se que a formatação do seu texto pode não estar certa, verifique a formatação do seu texto e corrija-o se for necessário. Você pode enviar imagens se quiser, é só clicar em “Procurar arquivos” ou arrastar suas imagens para o retângulo indicado.

Após tudo preenchido, leia os termos e se estiver de acordo, marque a opção “Eu aceito os termos de uso e condições” e “Salvar” para enviar seu artigo. Aguarde a avaliação do seu artigo, a equipe do Meu Redator entrará em contato com você caso surgir alguma oportunidade dentro do seu perfil. Atenção: lembre-se sempre de checar seu e-mail ou as mensagens na plataforma.

 

Crie e organize um portfólio 

As chances de ser contratado são bem maiores quando você tem um portfólio para apresentar ao seu possível cliente.

Portanto, mantenha seu portfólio organizado na nossa plataforma. Ao escrever seus artigos, a plataforma te dá opção de categorização, onde você pode escolher qual é o seu tipo de artigo, blog post, artigo para revista, jornal, manual ou e-book. Também poderá escolher a que categoria e sub-categoria seu artigo se encaixa, por exemplo, escrevi um artigo com o título “Tudo que precisa saber sobre sites maliciosos”, a categoria que este tipo de artigo se encaixa pode ser “Internet e Telecomunicação” ou “Computadores e Eletrônicos”, você deverá analisar seu artigo e ver em qual se encaixa melhor.

 

Quantos artigos devo adicionar no meu portfólio?

Você não precisa ter um grande número de textos para ter um bom portfólio, mas é importante apresentar ao cliente algo substancial, com textos que ilustrem sua experiência no ramo, e que sejam escritos de forma a mostrar seu conhecimento profundo em relação aos assuntos sobre os quais você escreve. Ou seja, é melhor apresentar menos textos, mas que tenham qualidade e demonstrem que você é capaz de escrever com propriedade. Nesse caso, menos é mais!

 

Quanto devo cobrar pelos meu artigos?

Não podemos dizer ao certo quanto você deve cobrar pelos artigos, mas cuidado, não vá cobrar um preço injusto para você, afinal, você provavelmente tem contas para pagar, não é? Recomendamos que faça um estudo de mercado, avalie-se e dê um preço justo para o seu trabalho, mas também não cobre preços exagerados, para não espantar os clientes facilmente.

 

Quanto posso ganhar escrevendo no “Meu Redator”?

Os valores não são fixos, depende muito da demanda dos clientes, quantidade de palavras, área do artigo e formato. O que notamos, é que, os seus ganhos dependem muito da sua disponibilidade e experiência.

 

Qual é a demanda de artigos?

Não temos um número exato, a plataforma diz que são variáveis, isso é, depende dos segmentos e dos clientes.

 

Qual é o meu prazo para entregar um artigo?

Os artigos têm diferentes prazos de entrega, isso dependerá do tamanho da produção e o tipo de produção. Conforme o FAQ do site: em média, para posts de 500 palavras o prazo é de 2 dias, para 1000 palavras, são 3 dias e para e-books são 7 dias para entrega. Caso tiver algum imprevisto, você deverá imediatamente comunicar os moderadores da tarefa e solicitar que estendam o prazo para que você consiga cumprir todos os seus compromissos. Em caso de solicitações de alterações no seu artigo, ao aceitar a tarefa é importante ressaltar que você assume a responsabilidade de execução dela até o final, assim, se solicitada alguma alteração, você terá que cumprir o prazo de 24 horas para fazer as modificações solicitadas pela plataforma/cliente.

 

Como vou ser pago pelos meus artigos produzidos?

O valor mínimo para solicitar um saque no Meu Redator é de R$150,00, podendo solicitar somente 2 saques por mês, assim, é sempre tentar acumular mais dinheiro para o próximo saque.

 

 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado e que tenha absorvido o máximo possível.

Está à espera de que? Cadastre-se na plataforma do Meu Redator e vá atrás de conseguir seu primeiro trabalho como redator web.

Desejamos boa sorte.

 

Guia Locais Autor

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