Como se tornar um bom músico

Se você busca se desenvolver como músico, você chegou ao artigo certo. Seja você é um guitarrista, baixista, tecladista, baterista, vocalista ou compositor, todos nós temos em comum a musicalidade em nosso peito e o constante desejo de nos aperfeiçoar.

Neste artigo, listamos algumas dicas de como se tornar um bom músico e se desenvolver ainda mais. As dicas a seguir são direcionadas ao público iniciante.

Leia todas as dicas até o final e se você tiver alguma dica diferente, você pode compartilhar conosco através da barra de comentários abaixo do artigo.

Seja decidido(a)

Acredito que em tudo na vida o que nos faz atingir nosso propósito é de modo nós nos dedicamos. Na música, a dedicação é extremamente importante!

De acordo com o Heitor Castro,  se você pretende ser um verdadeiro músico, siga os passos corretos: ligue o metrônomo, faça treinos diários, e busque sempre novas fontes de aprendizado. E caso sinta que não está se desenvolvendo tanto como deveria, continue se esforçando e a recompensa virá.

Se pretende se tornar um bom músico, faça acordes e tons mais elaborados. Estude um a um, em seguida, faça progressões. Faça treinos contínuos, grave seus treinos, busque se aperfeiçoar.

Se seu propósito é levar músicas de ouvido, comece a experimentar ainda hoje! É claro que as primeiras tentativas sairão não tão boas quanto a música original mas isso é gradual, a medida que você consiga calibrar as notas, você notará que estará sempre melhorando.

Toque com expressão e sentimento

Como músico, eu sempre procurei escutar aulas e palestras no YouTube ou fóruns da internet. Porém quanto abro o vídeo, e vejo que o músico falando constantemente com a mesma entonação e sem uma ótima dicção, logo, logo concluo que pode não ser o melhor para aprender.

Na música não é diferente. Todo músico precisa enaltecer a música com expressão. O bom músico, por si só, é expressivo.

Se o som é tocado mais fraco, tenha em mente disso. Se no refrão, encontra-se mais acordes mais fortes, treine dessa maneira. Possui também a acentuação nos momentos mais fortes e mais fracos. Pense neles e faça-os com que fiquem evidentes no qual estão os contratempos e a som ganhe mais swing.

Comece a fazer isto e irá ver que suas músicas ficarão ainda melhores.

Tenha foco

Estudar sem foco e atenção vai impactar negativamente seus resultados, e com isso, te frustrar a médio prazo.

Dessa forma, no momento em que pegar seu instrumento musical para estudar tenha em mente o que vai realizar aquele dia e não mude de temática até estudar o tema completamente, de acordo com seu planejamento.

Se for estudar escalas maiores, sente-se e estude até fixar o seu entendimento. Não mude para outra escala enquanto não tiver clareza do que está aprendendo.

Ensine o que aprendeu

A música é uma forma excelente de se conectar a pessoas, e principalmente para também ensinar quem tem interesse.

Por isso, ensinar algo a alguém é uma forma de fixar seus conhecimentos. Por isso, não esconda informações e faça as aulas para que seu aluno possa aprender ainda mais com você.

Rodrigo Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *