Dicas de decoração para um casamento vintage

O casamento vintage está em ascensão. Cada vez mais os casais apaixonados querem celebrar a união através de uma festa diferente e cheia de personalidade. Para quem escolhe um evento desse tipo, as dicas de decoração são essenciais para acertar em cada detalhe.

Mas, você sabe o que é um casamento vintage e o que não pode faltar nele?
Veja no artigo a seguir como organizar esse tipo de festa e fazer deste um momento realmente inesquecível.

O que é um casamento vintage?

Decoração de casamento vintage | Foto: Aline Ferreira Fotografia

Vintage é um termo utilizado atualmente para definir um jeito diferente de decorar. Nesse estilo, são utilizadas peças rústicas, originais, antigas, de preferência aquelas com idade de cerca de 80 anos, das décadas de 20 a 60.

A festa de casamento que segue essa tendência precisa focar nos objetos decorativos, cores, mobília, tudo de acordo com o tema, além de outros detalhes importantes que você verá mais adiante.

Dicas de decoração vintage para casamentos

Você escolheu fazer uma festa diferente, fugir do tradicional e apostar em um evento mais natural, íntimo, familiar e aconchegante. Então, as nossas dicas de decoração vão ser de grande ajuda para esse momento. Confira.

Esbanje criatividade

Criatividade é fundamental. Deixe a sua mente viajar e imaginar decorações diferenciadas, mas que tenham tudo a ver com as preferências do casal. Imagine diferentes ambientações, capriche nos detalhes e faça com que eles sejam únicos e pessoais.

Itens decorativos antigos


Festa vintage exige itens antigos e com aquela lembrança saudosa e gostosa da família. Visite a casa dos seus avós ou outros conhecidos mais velhos que possuam em casa objetos das décadas passadas, mas que estejam em bom estado de conservação ou que possam ser restaurados com facilidade.
Existem lojas que vendem objetos do tipo, mas usar itens da família ou amigos é mais interessante.

Lugar para realização da festa

Lugar | Foto: Carolina Azevedo

Nada impede que você realize a sua festa em um espaço fechado, no entanto, ambientes ao ar livre têm mais a ver com esse tipo de evento. Sem contar que a decoração vintage possui elementos como plantas, areia, flores, então, experimente usar um espaço propício, que já é naturalmente alinhado com a proposta da sua festa.

Diy

Reforçando a ideia da originalidade, elementos tipo DIY (Do it yourself) ou “Faça você mesmo”, podem fazer parte da sua decoração. As peças únicas deixam a festa com a cara do casal.
Muita coisa pode ser feita por você, mesmo que não tenha muita habilidade manual, mas, se preferir, peça a ajuda de quem já tem prática com artesanato.

Aposte na simplicidade

Casamento é uma festa muito importante e, geralmente, é realizado com muita pompa. Mas, como você está optando por uma festa mais intimista e natural, baseie-se naquela frase que diz que menos é mais.

Fazer um casamento simples não significa fazer uma festa pobre ou sem graça. Significa que você não precisa usar todos os objetos disponíveis ou todas as cores do catálogo. E, principalmente, evite usar um vestido pomposo demais que destoe do tema.

Investir em qualidade e significado é melhor do que em quantidade.

O que não pode faltar no seu casamento vintage

Confira a seguir dicas de itens básicos de decoração para o seu casamento.

Madrinhas | Foto: Cadeira Amarela

Cores em tons pastéis

O tom pastel é predominante em uma festa vintage. Junto com os objetos decorativos, ele já deixa claro qual é o tema da festa, além de promover uma atmosfera mais romântica. Use amarelo, rosa chá, azul bebê e outras que preferir.

Objetos decorativos

Aqui entram aquelas peças mais antigas como porta-retratos, quadros, louças e jarros. Máquinas de escrever e aparelhos de telefone também são interessantes.
Objetos DIY que você pode utilizar: garrafas personalizadas, arranjos, cortinas, adereços suspensos, telas de pintura etc.

Muitas fotos

Espalhe fotos do casal pela festa. Utilize os porta-retratos antigos, do tempo da vovó, aproveite os murais decorativos ou aqueles barbantes com prendedores de roupa que também fazem muito sucesso.

Mobília antiga

Comoda de casamento | Foto: Carolina Azevedo

Sim, a mobília antiga também é uma característica do estilo vintage. Cômodas, mesas, cadeiras e sofás rústicos, portas de demolição são perfeitos para este momento. No caso de sofás e cadeiras, prefira aqueles acolchoados, pois são mais confortáveis para os convidados.

Flores

Flores na decoração de casamento Vintage | Foto: Wagner Silveira

Assim como as cores, as flores enfeitam, alegram e deixam a festa mais linda. Mas, faça a escolha correta. Algumas flores já têm uma aparência clássica e facilitam a decoração. São exemplos as hortênsias, margaridas, tulipas e peônias. Capriche nos arranjos, combinando direitinho as cores.

Renda, bordado e tricô

Mais vintage do que tricô, renda e bordado, impossível. Toalha de mesa, guardanapos, decoração das peças DIY, cortinas, docinhos e até o vestido de noiva pode aproveitar a delicadeza desses tecidos. Use sem medo de errar.

O caminho da noiva e o altar

Foto: Marina Lomar Fotografia

Para a passagem da noiva, você pode escolher tapetes antigos e as tradicionais e lindas pétalas de rosas no chão, além de arranjos presos às cadeiras dos convidados. Para o altar, uma mesa rústica simples e um arco feito com galhos, bambu ou madeira e decorado com flores já é suficiente para a hora do sim.

Todos os detalhes da festa são muito importantes, mas as dicas de decoração que listamos aqui são básicas. Faça um bom planejamento, não se esqueça do checklist e a sua festa será perfeita e inesquecível para os convidados e, principalmente, para você.

Conte com a experiência da Green Eventos para realizar seu casamento vintage!

Guia Locais Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *