Escrita online: técnica da pirâmide invertida

Para ser um redator de sucesso é preciso estar atento às exigências de mercado para seu portfólio e uma delas está na técnica da pirâmide invertida. Saiba o que é essa técnica e como a mesma pode ser aplicada em seus artigos!

Conseguir trabalhos em plataformas como Meu Redator, Meu Freela, Workana e Conteúdo Expresso pode ser mais simples se entendermos e dominarmos técnicas como essa, pois aumenta a credibilidade e ajuda a melhorar o portfólio. Um bom redator deve estar sempre atualizado e estudando oportunidades de melhoria em seu trabalho.

A técnica da pirâmide invertida pode ajudá-lo a criar conteúdos melhores estruturados e de acordo com o que o cliente espera.

Técnica da pirâmide invertida

A técnica da pirâmide invertida tem como objetivo melhorar a estruturação de um artigo para que fique melhor otimizado e atenda as necessidades de clientes ou leitores. A mesma consiste em realizar primeiro a apresentação de informações com maior relevância, em seguida as menos importantes, permitindo que os leitores consigam identificar se o artigo será ou não proveitoso, logo após ler o primeiro parágrafo.

No jornalismo, a técnica da pirâmide é muito conhecida, pois seu uso é proveitoso para produzir conteúdos de marketing, roteiros e redações com temas diversos. Serve para que o leitor perceba as informações mais importantes.

Ao produzir uma notícia, o redator inclui as informações mais importantes no primeiro parágrafo, o que chamamos de lead.

Como funciona a técnica da pirâmide invertida

O texto elaborado através da técnica da pirâmide invertida deve conter: o título, lead e corpo que compõe o artigo. Confira:

Título do texto

Sabemos que o título é o que atrai a atenção do leitor, portanto, elaborar um título que seja forte ou apelativo é capaz de fazer o leito abrir o texto de forma espontânea, apenas por ter lhe chamado a atenção.

Pode ser utilizado, também, o subtítulo ou antetítulo, com o objetivo de ampliação do poder de persuasão para leitura, uma vez que a intenção é atrair o cliente.

Lead

Os Leads são os pontos em que é preciso incluir as informações mais importantes no primeiro parágrafo de seu texto, como exemplo, quem, o quê, quando e onde.

As respostas para essas perguntas básicas devem ser bem objetivas, para despertar a rápida percepção dos leitores em relação ao conteúdo.

Corpo do texto

Nessa parte de estrutura da técnica da pirâmide invertida, você deve introduzir o conteúdo com menor importância, apenas para complementar o que fora colocado no lead para criar um contexto. Responda perguntas simples: Como e por quê?

Benefícios da técnica da pirâmide invertida

Apesar de a técnica da pirâmide invertida ser simples, a mesma proporciona diversos benefícios.

  • Texto com maior poder de persuasão, pois o conteúdo mais importante foi apresentado no início;
  • Conteúdo objetivo e que é de interesse do leitor, aumentando a chance de conversão de vendas;
  • Permite que o leitor identifique se o artigo lhe interessa assim que iniciar a leitura, o que permite uma boa visibilidade e satisfação;
  • Abre um panorama sobre o assunto que será descrito no decorrer do artigo.

Estruturando os artigos com a técnica da pirâmide invertida, irá aumentar o número de seguidores e clientes nas plataformas para contratar redatores. Quando a técnica é utilizada com elementos persuasivos, o conteúdo torna-se mais convidativo e aumentam as chances de conversão.

Guia Locais Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *