Gastos invisíveis ao trabalhar como motorista de aplicativo

Para que o trabalho como motorista de aplicativo seja realmente benéfico é preciso se atentar diante dos custos operacionais, além dos gastos que passam despercebidos, como exemplo, licenciamento veicular, o IPVA, etc. Conheça quais os gastos invisíveis ao trabalhar como motorista de aplicativo.

Existem gastos ocultos, os quais não aparecem em nosso planejamento, o que torna muito importante a nossa atenção diante dos mesmos para identificar se é realmente vantajoso trabalhar como motorista de aplicativo.

Conheça agora o curso gratuito de cálculo de custo e preço do transporte.

Confiram quais são esses gastos que não percebemos ao trabalhar como motorista de aplicativos:

Manutenção inesperada

Mesmo que a manutenção preventiva seja um gasto fixo ao adquirirmos um veículo, pode acontecer algum problema, mesmo que ele esteja em dia, por exemplo, um pneu furado, algo que já se enquadra nos gastos invisíveis.

Sabemos que os concertos de emergência podem custar caro, uma vez que depende também do nível em que a peça se encontra desgastada. Além disso, quando ficamos com nosso carro parado em oficina, estamos perdendo corridas.

O modo como se dirige o veículo

Como o carro é conduzido também é um fator importante, pois o ato de acelerar e frenar de forma brusca pode ocasionar o desgaste de pneus de forma precoce, situação em que iremos precisar de pneus novos.

Não é só isso, pois o ato da troca de marcha errada ou oscilações excessivas de velocidade aumenta o gasto com combustível.

Automóvel desvalorizado

Ao comprarmos um veículo, mesmo que seja 0 km, ao sair da loja o mesmo passa a valer menos. Portanto, o carro não será um investimento grande para trabalhar como motorista de aplicativos.

Além das manutenções, há o pagamento do veículo, IPVA e outros, portanto, alugar um veículo para tal finalidade é mais benéfico.

Distância percorrida

Realizar o cálculo de combustível por km rodado é importante para projetar as despesas que teremos com o automóvel, mas a maior parte dos motoristas de aplicativo, releva o mesmo. Através do cálculo, podemos entender de onde saem os custos com o veículo.

Para conseguir entender e obter respostas, precisamos calcular sempre a quilometragem, para saber o que precisamos fazer em relação aos gastos. Caso precise trocar os pneus do seu carro com certa frequência, será necessário pensar além da manutenção, buscando as reais causas do problema, por exemplo.

Devemos realizar o acompanhamento dos gastos invisíveis que temos com o nosso automóvel, a fim de contribuir para melhorar a vida útil do mesmo, garantir maior segurança aos passageiros e tentar reduzir os custos de algum modo.

Como podemos observar, esses são gastos bobos, mas com o passar do tempo podem se tornar prejuízos e acabar não sendo mais viável trabalhar como motorista de aplicativo. Caso ainda não tenha seu veiculo próprio, opte pela locação do veículo, pois será mais viável, uma vez que terá menos gastos.

Fazendo o controle desses pequenos gastos invisíveis, você poderá melhorar sua renda e usufruir dos benefícios que esse tipo de emprego nos oferece. Identifique já os seus gastos invisíveis e corrija os mesmos. 

Jorge Silva Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *