Gestão de carreiras: 4 universidades que oferecem o serviço

gestão de carreiras

Você já ouviu falar em gestão de carreiras? Se você está realizando ou planejando uma graduação ou pós-graduação, é fundamental pensar também em seu futuro profissional. Nesse sentido, a gestão de carreiras pode ser de grande valia no planejamento e aprimoramento de suas metas profissionais.

Pensando nisso, muitas instituições começaram a oferecer cursos e serviços de gestão de carreiras aos seus alunos ainda em formação, buscando auxiliar no melhor desenvolvimento profissional de cada um. Cada vez mais, nos dias de hoje, se torna importante que cada indivíduo, ao iniciar sua caminhada no mercado, tenha foco e organização, pensando em cada uma das etapas necessárias para ser bem-sucedido.

Logo, o planejamento de carreira pode fazer toda a diferença para alcançar seus objetivos e ajudar a garantir seu sucesso no mercado de trabalho, então fique atento às universidades que oferecem esse empurrãozinho. A seguir você poderá conferir algumas instituições que vêm trabalhando com a gestão de carreiras de seus alunos.   

Universidade de Passo Fundo (UPF)

A UPF está alinhada com as necessidades de seus alunos e tem oferecido cursos de extensão voltados à comunidade acadêmica, como o “Desenvolvendo a gestão de sua carreira”. 

O curso pretende auxiliar os interessados no desenvolvimento da gestão de carreira por meio de metodologias que auxiliem no autoconhecimento e autodesenvolvimento e que possam melhorar seu desempenho profissional. Com encontros presenciais e a distância, são desenvolvidas metodologias para a melhor compreensão de seus objetivos pessoais e de seu reposicionamento profissional, visando auxiliar no planejamento de sua carreira.

A Universidade de Passo Fundo busca, com o curso, desenvolver uma maior reflexão e mudança no comportamento e atitude dos participantes, em relação ao gerenciamento de suas carreiras, identificando oportunidades de desenvolvimento profissional, bem como características e potencialidades de cada perfil profissional. Desenvolver o plano de desenvolvimento individual (PDI) de cada aluno é o melhor caminho para a gestão de carreiras. 

Centro Universitário FADERGS

A instituição conta com a estrutura FADERGS Carreiras que visa fomentar o desenvolvimento profissional de cada aluno em sua área de formação, oferecendo serviços de orientação profissional e planejamento de carreira. 

O funcionamento do FADERGS Carreiras tem como base os subsistemas de Gestão de Pessoas, assim as frentes de atuação estão alinhadas com as ações dos cursos e demais núcleos da instituição. Tais ações ocorrem em grupos específicos, propostos a cada semestre, e também através de intervenções em algumas disciplinas dos cursos. Além disto, o FADERGS Carreiras oferece atendimentos individuais gratuitos para alunos e egressos.

Umas das estratégias da universidade para que a trajetória acadêmica de seus alunos seja melhor direcionada consiste no reconhecimento das competências individuais, buscando oportunidades de inserção profissional nas modalidades de emprego, estágio, programas de trainee, voluntariado, monitorias e programas de iniciação científica, aproveitando o talento de seus alunos.

ESPM

A ESPM também é uma das instituições que tem se mostrado antenada à gestão de carreiras de seus alunos e ex-alunos, auxiliando-os através do setor ESPM Carreira, com serviços de aconselhamento  profissional a estudantes e egressos da universidade, com o objetivo de ajudá-los a se encontrarem e escolherem a sua trajetória. 

Os alunos de graduação contam com um trabalho realizado por psicólogos especializados em orientação profissional e de carreira. O serviço, criado em 2007 e oferecido a todos os alunos de graduação, buscou atender às necessidades dos estudantes, auxiliando na tomada de decisões profissionais coerentes com sua formação, personalidade, talento, habilidades, dificuldades, visão de mundo e de futuro, ambições e estilo de vida, a partir de autoconhecimento e informações.

Já os alunos dos cursos de pós-graduação da ESPM podem recorrer ao centro de apoio ao desenvolvimento profissional oferecido pela instituição com o projeto Carreira, com o objetivo de orientá-los em suas escolhas profissionais, oferecendo serviços como: mentoria, atendimento individual, workshops, oficinas e palestras. Tais serviços são um benefício exclusivo aos estudantes da ESPM. Além disso, a universidade também oferece o Canal ESPM, uma plataforma online para consulta e divulgação de vagas e oportunidades de trabalho. 

Universidade de São Paulo (USP)

A maior universidade do Brasil também não fica de fora quanto à preocupação com a gestão de carreiras de seus alunos. Com o intuito de planejar a vida profissional desde o início da vida universitária foi criado, em 2016, o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECar) da USP. 

O escritório oferece aconselhamento, palestras e oficinas sobre carreiras, mercado de trabalho e serviços relacionados à elaboração de currículo e preparação para entrevistas. Apesar de o atendimento ser direcionado a quem está na graduação, os estudantes da pós-graduação também pode participar das atividades, assim como a comunidade externa à USP que é convidada a participar de alguns dos eventos promovidos pelo escritório.

Estudantes de toda a USP conseguem obter acompanhamento individual no escritório de gestão de carreiras. O processo tem duração de seis a dez sessões e é realizado por cerca de 50 parceiros estratégicos (profissionais experientes, competentes e com formação alinhada à atuação do ECar para atender os estudantes), principalmente, através de chamadas em vídeo. Tudo para garantir o apoio necessário ao aluno no planejamento de sua carreira.

 

 

Guia Locais Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *