O que é energia solar e como ela é gerada?

Quais são as formas de produção de energia que você conhece? Existem muitas, no entanto, a moda atual é falar sobre a energia solar que nada mais é do que a energia obtida de maneira limpa, sustentável e renovável: o sol.

Essa estrela que nos fornece luz e calor todos os dias, pode também fornecer energia suficiente para podermos gerar eletricidade e aquecermos a água. Gerá-la, no entanto, não é tão complicado quanto você pensa e, praticamente qualquer um consegue, desde que tenha os equipamentos certos.

Saiba mais sobre energia solar neste artigo.

 

Energia solar e fóssil, diferenças enormes

Quando falamos de energia solar nos deparamos com algumas dúvidas comuns, por exemplo, seu impacto no meio ambiente. Neste caso, a energia solar não tem absolutamente nenhum impacto sobre o meio ambiente ou é prejudicial a natureza, uma vez que ela é obtida naturalmente pelo calor e raios do sol que chegam até a terra.

Combustíveis fósseis são limitados, tendo sempre que ser “recarregados” para continuar gerando energia, por exemplo, as hidrelétricas. A existência constante de água é o que gera nossa eletricidade e se ela não existir também não teremos energia.

Sem contar que ao contrário da energia solar, estas possuem um certo impacto no meio ambiente, são poluentes tanto a natureza quanto a atmosfera.

 

A tecnologia que gera energia solar

Dispomos de muita tecnologia nos dias atuais, nesta era, a captação da luz do sol e seu calor nos permite gerar este tipo de energia limpa e sustentável. Mas, por um preço e infelizmente não é baixo.

O único problema com a energia solar que percebemos é o custo de investimento para gerá-la, uma vez que o equipamento necessário é muito caro e poucas pessoas conseguem tê-lo. A geração de energia solar elétrica é realizada por painéis fotovoltaicos, também por conversores e pequenas e importantes peças que fazem tudo ocorrer da maneira certa.

 

Heliotérmica

Esta é outra forma de geração de energia solar, no qual precisa passar por duas etapas antes de poder ser utilizada pelas pessoas. Esse método consiste na conversão da energia térmica obtida por meio da irradiação da luz solar em energia elétrica.

 

Aquecimento

Por meio de sistemas passivos e ativos, é possível captar a energia solar e usá-la para o aquecimento de água ou mesmo para aquecer casas e apartamentos no inverno. Chama-se energia solar térmica.

Esses coletores solar garantem o aquecimento sustentável, sem a necessidade de eletricidade e usando a maior fonte combustível que possuímos. Nos dias frios, essa forma de aquecimento pode gerar uma grande economia, pois, os gastos com equipamentos elétricos de aquecimento são dispensáveis.

Jorge Silva Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *