Praias para todos os gostos em Cabo Frio

Você sabia que Cabo Frio possui quase 200 km de faixa de areia? Isso significa dezenas de praias para conhecer durante o verão! Não é o paraíso? Para dar conta de visitar todas essas praias, muitos acabam procurando por casas para alugar por temporada em Cabo Frio (Veja aqui). Assim dá para explorar o que há de melhor em cada uma, sem pressa, de forma descontraída e relaxada.

Além disso, sabemos que cada pessoa tem suas preferências e particularidades. Enquanto uns preferem surfar em ondas radicais, outros preferem praias badaladas, com muita curtição e azaração. Há também quem curta mares calmos para levar a família, e aqueles regidos por princípios naturalistas que fogem do agito para pode se conectar com a natureza.

De característica urbana, as praias de Cabo Frio possuem excelente infraestrutura e atraem públicos de diversos perfis. A variedade de praias em seu território possibilita a existência de alternativas que se encaixam melhor para cada personalidade, atendendo a todos os gostos. Para oferecer uma boa orientação sobre onde você poderá passar o seu verão em Cabo Frio, descrevemos 5 praias de acordo com o perfil do público que costuma frequentar lá. Vem conferir:

 

 

Agitação entre amigos – Praia do Forte

 

 

O cartão postal da cidade, a Praia do Forte, localiza-se na região central, próximo ao comércio e área residencial. Considerada a principal praia de Cabo Frio, possui mais de 7,5 km de extensão. A estrutura da praia é de excelente qualidade, cheia de quiosques, barraquinhas e uma orla muito bem cuidada. Por conta disso, costuma ficar lotada na temporada. Suas águas claras e geladas justificam o nome dado à cidade. A areia é branca e macia, perfeita para estender uma canga, instalar o guarda-sol e tomar uma cervejinha entre amigos.

Mais ao fundo, também é possível observar velejadores com seus barcos a vela. A praia é internacionalmente conhecida como a maior raia do mundo para a prática do esporte. No canto, encontra-se o Forte São Mateus, instalado para defesa da cidade na época da colônia, frente a invasões espanholas e holandesas. O forte dá nome à praia.

 

 

Surf com boas ondas – Praia do Peró

 

A segunda maior praia da cidade localiza-se em uma baía com ondas agitadas. Lá, as águas permanecem cristalinas, porém a temperatura é mais amena. São 7 km de areia branca, fina e compacta, rodeada por casas de veraneio, hotéis e pousadas de qualidade, quiosques com grande variedade de petiscos e restaurantes com excelente gastronomia de frutos do mar. Ainda que possua uma boa estrutura, fica a 8 km do Centro, onde estão os principais comércios.

Para quem quer surfar durante a alta temporada, deve ficar atento aos turistas bagunceiros. A dica é chegar cedo durante a manhã e aproveitar as boas ondas. Para os turistas, a dica é no que diz respeito ao estacionamento. Busque, de preferência, um estacionamento pago e seguro, pois em algumas proximidades há relatos de objetos furtados. Famílias devem procurar outras alternativas de praia, com águas calmas, especialmente se acompanhados de crianças.

 

 

Natureza e esportes radicais – Praia das Dunas

 

Entre as praias do Forte e do Foguete, há apenas 3 km de distância do centro, fica a Praia das Dunas. Lá, o agito é menor, a estrutura é mais simplificada, com poucos quiosques e casas de veraneio. O foco é a área de preservação ambiental e as belíssimas dunas, que são acessadas pela Praia do Forte.

O local é destino certo para os amantes da natureza e dos esportes radicais. A praia é uma das mais procuradas para prática do surf, windsurf, kitesurf e vela. Isso se dá por conta das fortes correntezas e ventos que marcam a região. Por isso, não é uma praia indicada para banho e principalmente para crianças. Também não é recomendada para quem busca por badalação, já que o perfil do público que lá frequenta não é de escutar música alta na praia. Ainda assim, recomenda-se sempre ir acompanhado em grupos, pois há casos de furtos durante a alta temporada.

 

 

Tranquilidade em família – Praia das Conchas

 

A pequena Praia das Conchas é perfeita para famílias: águas calmas, esverdeadas e transparentes, areia branca e limpa, variedade de quiosque e atividades turísticas como mergulho amador, aluguel de caiaques e cavalgadas pela areia. Também existem diversos hotéis, pousadas e casas de veraneio na região. A única desvantagem é sua distância do centro. São sete quilômetros atravessando um morro. Por isso, o acesso é recomendado por carro.

Além das famílias que frequentam a praia, também se encontram vários pescadores da região, que praticam pescaria de arremesso a partir das pedras ou em seus barcos coloridos. No canto, próximo às pedras onde os pescadores costumam ficar, existem piscinas naturais encantadoras. A vista e o banho são maravilhosos, mas cuide com a profundidade das mesmas.

 

 

Naturalismo em sua essência – Praia Brava

 

Isolada das demais, a Praia Brava é o reduto dos naturalistas praticantes de nudismo. É uma área com total privacidade e tranquilidade, destino daqueles que buscam se conectar com a natureza. Também frequentada por surfistas, a praia divide-se entre área onde é permitido o uso de roupas e fotografias, e área onde objetos materiais como estes não são bem vindos. Para quem quiser visitar, existe uma pedra demarcando a divisão, de forma a estabelecer uma convivência harmônica entre ambos os grupos.

Por conta da sua proposta naturalista, não existe nenhum tipo de infraestrutura na região. Por isso, quem pretende passar a tarde na região deve levar sua própria alimentação, muita água e sacos de lixo. Não esqueça também do protetor solar e boné, visto que não há nenhum tipo de área sombreada. O acesso é feito a partir da Praia do Peró, seguindo as placas para a Ilha do Japonês até chegar no estacionamento, que custa 10 reais. Como fica muito próxima a Ilha, a dica é curtir uma manhã e almoçar lá, para depois passar a tarde na Praia Brava, seja na área de nudismo, ou na área para surf.

Gostou?

Conheça também:
Jarbos – Corretor de imóveis por vídeo.

Guia Locais Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *