Vantagens de colocar sua empresa nas redes sociais

Uma consultoria da comScore, em 2015, mostrou que o brasileiro passa 650 horas por mês conectado às redes sociais. Só essa informação já deve ser suficiente para convencer um empresário a investir nessas mídias, mas se você ainda tem dúvidas quanto à necessidade de colocar sua empresa nas redes sociais, confira aqui algumas vantagens imperdíveis!!


1 – Monitoramento do que dizem

Muitas vezes as pessoas usam as redes sociais para fazer comentários sobre as empresas. Nessas situações, é importante que a própria empresa esteja presente nessas redes para ter a chance de interagir e responder tais comentários. Isso se faz ainda mais necessário em caso de comentários negativos, afinal, demonstrar interesse e se mostrar aberto a críticas e a solucionar problemas apontados pelos próprios consumidores de seu produto mostra que você se importa com o bem-estar deles, o que é muito positivo para a imagem da empresa, além de ajudar a conquistar novos clientes.

Além disso, estar nas redes lhe possibilita verificar o que os concorrentes estão fazendo e o que é dito sobre eles para elaborar suas próprias estratégias. O monitoramento das redes sociais traz informações reais sobre o que os usuários dizem, e não apenas hipóteses.


2 – Mensuração de campanhas

A presença nas redes sociais permite que você descubra quais campanhas dão certo e o que não funciona, de acordo com seu tipo de público e a interação dele com o conteúdo.

Nesse quesito, tudo vira alvo de análise: as curtidas e compartilhamentos no Facebook, os replies e retweets no Twitter, o número de visitas e cliques no site, e até mesmo a quantidade de cadastros para receber novas informações.


3 – Variedade de alcance da marca

Cada rede social tem sua particularidade, e cada uma delas vai alcançar um tipo diferente de público para o seu negócio.

O Twitter é uma boa ferramenta para ter contato direto com o cliente, enquanto o Facebook é útil para divulgação, já que é a rede social com maior número de seguidores. O Instagram é mais voltado para o público jovem, e o LinkedIn gera leads qualificados, por se tratar de uma rede social corporativa. O YouTube é capaz de atrair mais visitantes ao seu site.

Vale lembrar que é importante manter as redes atualizadas e com postagens frequentes, mantendo a credibilidade das páginas.


4 – Segmentação do público

A criação de perfis em diversas redes sociais pode atingir com maior eficiência diferentes segmentos do seu público. Em todas elas a empresa consegue construir sua própria audiência, que está em busca do produto que pode ser oferecido, ao invés de espalhar o conteúdo sem saber quem vai ser atingido.

Quando você promove o conteúdo das postagens essa segmentação fica ainda mais clara, principalmente no Facebook, pois você pode definir a faixa etária, a região demográfica e outras características do público que vai receber aquela informação.


5 – Baixo custo de investimento

Criar páginas e perfis nessas redes é gratuito, e você escolhe o quanto deseja investir nos anúncios pagos – que custam algumas dezenas de reais e podem atingir um público muito grande.

O maior custo é investir na capacitação do profissional que vai gerir as mídias sociais, ou na contratação de um, e dessa forma você terá um bom retorno. Porém, o custo das ferramentas de criação e de monitoramento de conteúdo no Marketing Digital é muito baixo se compararmos ao preço de mídias tradicionais, como anúncios na televisão ou publicidade em mídia impressa.

Com todas essas vantagens de abrir empresa nas redes sociais, você não vai querer ficar de fora, não é mesmo?

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